
Cinco estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil estão sob alerta vermelho devido a chuvas que podem atingir até 200 mm até domingo, 14 de dezembro de 2025, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os estados mais afetados são Paraná (principalmente o oeste), Mato Grosso do Sul (centro-leste), São Paulo (centro-sul), Santa Catarina (norte) e Rio Grande do Sul (centro-sul), onde o solo já está encharcado.
Esse cenário é resultado da combinação de um ciclone extratropical e um corredor de umidade vindo da Região Norte, que reforçam o fluxo de instabilidades atmosféricas favorecendo chuvas intensas em curto período. A partir da manhã de sexta-feira (12), a intensidade das chuvas deve crescer, com volumes que podem superar 200 mm especialmente no oeste do Paraná e também em outras áreas no Sul e Sudeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu alertas vermelhos, que indicam situação de “grande perigo”, para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devido à chuva volumosa, rajadas de vento que podem passar de 100 km/h e risco de tornados no oeste do Paraná. Também há avisos para risco de alagamentos, queda de energia e danos causados por tempestades.
Em São Paulo, pelo menos seis cidades já registram ocorrências relacionadas às chuvas, com muitos chamados por enchentes e alagamentos, e a Defesa Civil mantém alerta para condições severas até quinta-feira (11).
Portanto, a situação exige atenção redobrada das autoridades e população nos cinco estados mencionados para minimizar danos e proteger vidas diante do risco de tempestades intensas e volumes de chuva historicamente elevados para esta época.


