
Uber iniciou em novembro de 2025 a operação comercial de robotáxis totalmente autônomos (sem motoristas) em Abu Dhabi, marcando a primeira implantação do tipo no Oriente Médio e a primeira fora dos Estados Unidos na plataforma Uber. O serviço é resultado da parceria entre Uber e a empresa chinesa WeRide, pioneira em tecnologia de direção autônoma, que já opera mais de 100 robotáxis na região.
Esses robotáxis operam com nível 4 de autonomia, o que significa que eles podem conduzir sem intervenção humana dentro de determinadas áreas designadas da cidade. Inicialmente, a operação está focada na Ilha de Yas e há planos de expansão até o final de 2025 para cobrir mais áreas centrais de Abu Dhabi, como Al Reem e Al Maryah.
O serviço está disponível nas categorias UberX, Uber Comfort e uma nova categoria dedicada chamada \”Autonomous\”. Além disso, passageiros contam com suporte disponível durante a viagem por meio do aplicativo da Uber e de tablets instalados nos veículos, garantindo segurança e assistência mesmo sem motorista a bordo.
O lançamento foi possível após WeRide receber autorização federal emiradense para operar comercialmente veículos totalmente autônomos, incluindo uma licença operacional para o serviço conjunto da Uber e Tawasul em Abu Dhabi.
Este avanço faz parte dos planos da Uber para expandir a frota de robotáxis não apenas na região, mas também em outras cidades globais. A empresa possui um contrato para lançar milhares de veículos autônomos nos EUA em parceria com Lucid e Nuro a partir de 2026.
Resumindo, a operação com robotáxis sem motoristas da Uber em Abu Dhabi começou em novembro de 2025, operando em áreas específicas e com tecnologia de condução autônoma de nível 4, representando um marco na mobilidade autônoma no Oriente Médio.