
A Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) segue em operação parcial neste domingo, 30 de novembro de 2025, pelo segundo dia consecutivo, em decorrência de problemas técnicos e intervenções programadas. A circulação entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda está interrompida, com os trens operando somente até a Estação Luz durante o período entre 8h e 17h. Nesse horário, os usuários são orientados a realizarem a transferência para a Linha 10-Turquesa para continuar até Palmeiras-Barra Funda.
O bloqueio parcial ocorreu devido a uma falha no sistema de energia detectada na sexta-feira, 28 de novembro, resultante da ruptura de um cabo da rede aérea próxima à Estação Palmeiras-Barra Funda, que também afetou o serviço do Expresso Aeroporto. Apesar de a circulação entre Luz e Palmeiras-Barra Funda ter sido restabelecida na madrugada de domingo por volta das 4h20, a operação voltou a ser limitada das 8h às 17h para possibilitar obras de instalação de infraestrutura e placas fotovoltaicas na plataforma 1, além da revisão geral da rede aérea e poda de árvores.
A CPTM informou que equipes técnicas estão trabalhando incessantemente para normalizar integralmente o serviço. Uma comissão interna será instituída para investigar as causas da falha elétrica, de modo a implementar medidas corretivas que previnam a recorrência de problemas semelhantes no futuro. Durante esse período de operação parcial, a recomendação para os passageiros é utilizarem a Linha 10-Turquesa como alternativa para acessar a Estação Palmeiras-Barra Funda.
Além da interferência na linha em questão, os passageiros devem estar cientes de que mudanças também impactam outras estações na Linha 11-Coral devido a obras programadas que estão acontecendo no fim de semana. Essas obras têm causado alterações nos embarques e desembarques nas plataformas, exigindo um planejamento adicional por parte dos usuários do sistema de transporte urbano.
Desde a notificativa da falha, a Companhia têm se esforçado para reduzir os transtornos causados aos passageiros. Contudo, a continuidade das obras necessárias, somadas à falha no sistema elétrico, tem levado a uma operação que, embora restabelecida em partes, ainda gera insegurança sobre a total normalização do serviço. Até o presente momento, não há uma previsão clara para o retorno completo da operação.
O impacto causado esta situação é significativo, principalmente para os que dependem regularmente da Linha 11-Coral para se deslocar entre diferentes regiões da capital paulista e áreas metropolitanas. Esta linha é uma das principais artérias do sistema de transporte urbano na Grande São Paulo, e falhas em sua operação podem afetar milhares de usuários diariamente.
A CPTM destaca ainda que a manutenção preventiva da rede é imprescindível para garantir a segurança e eficiência do transporte público. Neste sentido, as intervenções programadas são vistas como uma parte necessária do processo de melhoria contínua que visa dar mais confiabilidade na operação dos trens e serviços oferecidos aos passageiros.
Assim, a situação na Linha 11-Coral será monitorada de perto pelas equipes da CPTM, que trabalham para mitigar os efeitos adversos dessa ocorrência pontual. A companhia se compromete a manter a população informada sobre qualquer alteração significativa na operação e espera contar com a compreensão dos usuários durante este período de transição.