SAÚDE

Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra vírus sincicial

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos, com distribuição iniciando ainda em novembro de 2025 e vacinação prevista para dezembro.

Essa vacina será aplicada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação para proteger os bebês nos primeiros seis meses de vida, quando são mais vulneráveis às complicações do VSR. A meta do Ministério é vacinar pelo menos 80% das gestantes do público-alvo. A vacina poderá ser aplicada simultaneamente com os imunizantes contra influenza e covid-19.

O investimento na compra das doses foi de R$ 1,17 bilhão, e a oferta gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) foi possível graças a um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que viabilizou a transferência de tecnologia para produção nacional, garantindo autonomia ao Brasil na fabricação do imunizante.

O primeiro lote, com aproximadamente 673 mil doses, começou a ser distribuído pelas Unidades Básicas de Saúde já em novembro para aplicação imediata, e o Ministério prevê adquirir outras 4,2 milhões de doses até 2027.

Além disso, espera-se que essa vacinação reduza significativamente o número de internações hospitalares de bebês causadas pelo VSR, que é responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos.

Em resumo:

  • 1,8 milhão de doses adquiridas inicialmente;
  • Público-alvo: gestantes a partir de 28 semanas de gravidez;
  • Distribuição iniciada em novembro, vacinação prevista para dezembro;
  • Objetivo de vacinar 80% das gestantes;
  • Produção nacional autorizada via parceria Instituto Butantan/Pfizer;
  • Vacina reduz internações por bronquiolite e protege recém-nascidos até 6 meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo